Blog feito para comentar, discutir e refletir aquele momento que marcou o dia, a semana, o mês, o ano, a década... Se "o momento" foi marcante, mesmo que seja por um breve período, vamos blogar.
terça-feira, 27 de agosto de 2013
The Turning Point - Como um momento pode ser decisivo no esporte?
Momentos decisivos acontecem diversas vezes durante a vida. Algumas vezes eles acontecem sem mesmo nós percebermos e só nos damos conta após termos consciência das consequências. Mas no esporte, em geral, esses momentos ficam em evidência. Hoje, presenciei mais um desses momentos.
A foto deste post é de Victoria Duval. Tenista de origem norte-americana, mas que viveu na infância no Haiti. Ela tem 17 anos (completa 18 em novembro de 2013) e seu melhor ranking como tenista profissional foi como número 285 do mundo, possuindo atualmente o ranking de 296.
Isso é tudo que eu consegui de levantar de informações dessa tenista que está dando os primeiros passos para uma carreira muito exigente que é a de tenista profissional. Entretanto é possível que nos próximos dias e talvez nas próximas semanas, mais informações sobre ela sejam divulgadas. Tudo isso por conta de ter protagonizado um momento marcante e provavelmente decisivo para sua carreira.
Em sua segunda participação no Grand Slam americano, o US Open, hoje ela deixou de ser a coadjuvante para se tornar a protagonista.
No tênis as primeiras rodadas dos torneios costumam colocar frente à frente tenistas de ranking opostos e foi o caso de Victoria Duval. Após passar pelo qualifying e conseguir entrar na chave principal, ela tinha pela frente a cabeça-de-chave número 11, a experiente australiana Samantha Stosur, que já foi número 4 do mundo e já ganhou o US Open em 2011. Obviamente, Victoria Duval não era a favorita.
E apesar de ter jogado bem no primeiro set, a australiana conseguiu ser mais decisiva e fechar a primeira parcial.
No segundo set, talvez vendo que estava em um bom dia, Victoria começou a acreditar em seu jogo e conseguiu vencer a parcial (6/4).
Mas o momento decisivo veio no terceiro set. Na verdades os momentos decisivos.
Ainda jogando bem, Victoria conseguiu abrir vantagem ao final do set com 5 games a favor contra 3 de Samantha Stosur, que tinha o saque.
Esse foi o momento de pressão e decisivo para Stosur. Sacando para manter as chances na competição, teve que salvar 2 match points antes de conseguir confirmar o game. E com certeza ao vencer aquele game, Stosur pensou: "Acredite! Vamos virar!".
Só que do outro lado também estava alguém esperando por seu momento. Para uma tenista nova, vitórias sobre estrelas do tênis sempre são o primeiro indicativo de um possível sucesso. E deve ter sido isso que Victoria Duval pensou: "Vamos lá! Esse é o seu momento! É a sua hora!"
E foi com essa mentalidade que a garota de 17 anos, após salvar duas quebras de saque, conseguiu superar o nervosismo e aproveitar um momento que pode determinar a virada em sua carreira.
A ironia é que qualquer um que tivesse assistido a partida, teria visível impressão do potencial enorme da jovem americana. Mesmo se perdesse ela poderia muito bem ser reconhecida pelo grande jogo que teve.
Mas talvez, pelo menos por hoje, Victoria Duval acreditou que seu momento não era apenas fazer um grande jogo, mas sim ter uma grande vitória.
E ela veio! Que ela saiba aproveitar esse momento! E quem sabe transformar de verdade a sua carreira!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário